segunda-feira, 26 de outubro de 2009

História do bicicross












Tudo começou nos Estados Unidos, no início dos anos 70. As crianças imitavam os seus ídolos do motocross com suas bikes. Elas começaram construindo pistas de moto e bicicleta e realizando corridas informais.

O BMX (sigla utilizada para o bicicross) cresceu e se "enraizou" entre Nova Iorque e Califórnia. O marco principal veio com a estréia do filme "On Any Sunday"  de 1971. Muitos dos pais dos pilotos iniciantes de BMX reconheceram o aspecto positivo do esporte e começaram a se organizar para divulgar e promovê-lo. Esse esforço resultou na criação da primeira entidade organizadora do esporte no mundo, a NBL (National Bicycle League), fundada em 1974.

Chegando ao Brasil 

No dia 3 de julho de 1978, Orlando Camacho foi convidado pela Monark (fabricante de bicicletas) para chefiar a primeira equipe de bicicross Racing da América do Sul. Com grande experiência em competições de ciclismo e vários títulos conquistados, Camacho convidou garotos do bairro da Mooca, em São Paulo, para participarem da equipe.

Na mesma época, a mesma empresa criou uma bicicleta especialmente desenhada para a prática do esporte, que ganhou o nome de BMX. Originalmente ela vinha de fábrica com "tanque", pára-lamas e um banco igual ao de uma moto de motocross. Durante sete meses o bicicross foi divulgado no estado de São Paulo em exibições feitas com rampas de madeira, em escolas e praças.

A primeira delas foi no Guarujá, no litoral paulista, em agosto de 1978. Mais tarde, em 1979 foi construída uma pista na Marginal Pinheiros, em São Paulo, próximo à Ponte da Avenida Cidade Jardim. O local contava com obstáculos, curvas e um poço de lama e os pilotos utilizavam bicicletas e equipamentos fornecidos pela Monark, que era a proprietária do local.

Novos modelos de bicicletas foram lançados e mais pistas foram construídas por todo o país. Hoje, há mais de mil pilotos federados. Orlando Camacho também foi o responsável pela introdução no Brasil do Freestyle, outra modalidade BMX. Naquele tempo as exibições eram feitas na pista, com os pilotos se equilibrando em cima das bicicletas, em manobras radicais para a época

Nenhum comentário:

Postar um comentário